Caminhada do Forró é destaque da programação deste domingo (21) no São João de Arcoverde



O São João de Arcoverde 2026 vive mais um dia de celebração da cultura nordestina neste domingo (21), com atrações distribuídas em diversos polos culturais e o grande destaque da programação: a tradicional Caminhada do Forró, considerada o maior cortejo junino do Nordeste, que toma as ruas da cidade a partir das 15h reunindo milhares de forrozeiros em um dos momentos mais aguardados da festa. A concentração terá início às 11h30, em frente à Academia High Five Fitness (São Cristóvão), com abertura dos violeiros Lídio Vaz e Naildo Mariano. Ao longo da tarde, o público poderá conferir apresentações de Marzinho de Arcoverde, Coco de Malandro e Paulinho Leite, que recebe as participações de Anchieta Dali e Tonino Arcoverde, até às 15h.


A programação tem início ao meio-dia, com Art' Nordestina, no Polo do CGA. Às 16h, o Polo da Cruz abre suas atividades com Cícero do Acordeon, enquanto o Polo da Poesia recebe Sintonia Pegada Quente, às 17h. A partir das 19h, o Polo Raízes do Coco inicia sua programação com o Samba de Coco Eremim, valorizando uma das mais importantes expressões culturais de Arcoverde. No mesmo horário, o Polo da Cruz volta a receber o público com a apresentação de Tempero Nordestino.

Às 20h, o Corredor Cultural abre a noite com a Banda de Pífano Santa Luzia. No mesmo horário, o Polo Pé de Serra recebe Sergio Coringa e Cilene A Flor do Sertão, enquanto o Polo das Artes Henry Pereira inicia sua programação com o Samba de Coco Trupé de Arcoverde.

Também às 20h, o Polo Multicultural, principal palco da festa, reúne uma sequência de grandes atrações com Capital do Sol, Ciro Santos, Assisão, Super Oara e Felipe Amorim, prometendo lotar o Pátio de Eventos.
Já o Polo Multimusical abre sua programação às 21h30 com a apresentação da 777 Gang, trazendo diversidade de ritmos para o público jovem.

Além das atrações de abertura, a noite segue com apresentações de Samba de Coco Quebra Coco Aliança, Maracatu Estrela Dourada do Mestre Baraxinha, Lia Morais, Cição, Romero Ferro, N.I.X Machine, Vertin Moura e a tradicional Batalha dos Bruxos, que encerra a programação do Polo Multimusical à meia-noite.
Com opções para todos os públicos, o São João de Arcoverde reafirma neste domingo sua vocação de unir tradição, cultura popular e grandes espetáculos, tendo a Caminhada do Forró como símbolo da força e da identidade cultural do povo sertanejo.

MP Eleitoral emite recomendação a agentes públicos sobre condutas vedadas no São João


 Os promotores de Justiça Eleitoral Ana Paula Nunes Cardoso, Bruno de Brito Veiga e Cíntia Micaella Granja, com atuação nas 83ª, 144ª e 145ª Zonas Eleitorais de Pernambuco, expediram a Recomendação nº 002/2026, voltada a todos os agentes públicos do município de Petrolina. O documento estabelece orientações preventivas sobre condutas vedadas em ano eleitoral, com atenção especial ao uso de eventos juninos, em particular o São João de Petrolina, para fins de promoção político-eleitoral.

A recomendação proíbe que o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores e demais agentes públicos utilizem palcos, sistemas de som, telões, microfones ou quaisquer estruturas dos festejos para discursos, saudações, agradecimentos ou exposição de pré-candidaturas. A vedação se estende às redes sociais, incluindo transmissões ao vivo e impulsionamento de conteúdo em perfis pessoais ou oficiais. O Ministério Público Eleitoral alerta que esse tipo de conduta pode configurar propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e econômico, e violação ao princípio constitucional da impessoalidade. Também está vedada a distribuição de brindes, camisetas, bonés, abadás ou qualquer material que contenha pedido de voto, número eleitoral, jargões ou símbolos partidários, prática proibida pelo art. 73, § 10, da Lei das Eleições. 

Os promotores requisitam ainda que o prefeito e o presidente da Câmara Municipal transmitam a recomendação a todos os servidores no prazo de três dias e a publiquem nos sites oficiais. Em até cinco dias, devem informar quais artistas, bandas e grupos foram contratados para as festividades juninas de 2026, bem como se há previsão de patrocínio municipal a eventos privados. O descumprimento das orientações pode resultar em atuação imediata do Ministério Público Eleitoral, com aplicação de multa, cassação de registro ou diploma, declaração de inelegibilidade por até oito anos e enquadramento por ato de improbidade administrativa. A Recomendação foi publicada no Diário Oficial do MPPE em 18 de junho de 2026.

SÃO DOMINGOS E ESCOLA HARMONIA SÃO PATROCINADORES OFICIAIS DA COBERTURA DO SÃO JOÃO DO ALERTA INTERIOR 2026


 
O maior evento cultural do interior pernambucano segue ganhando força, e a cobertura especial do **São João do Alerta Interior 2026** conta com importantes parceiros que acreditam na valorização da cultura, da educação e da informação de qualidade. Com grande satisfação, anunciamos o **Grupo Educacional São Domingos**, que celebra 40 anos de tradição em ensinar, e a **Escola Harmonia**, reconhecida pelo compromisso em acolher e transformar vidas por meio da educação, como patrocinadores oficiais da cobertura junina realizada pelo Alerta Interior Pernambuco.


A parceria reforça o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento da nossa região, apoiando um projeto que leva informação, entretenimento e divulgação dos principais acontecimentos do São João para milhares de pessoas em Pernambuco e em todo o Nordeste. Durante todo o período junino, o Alerta Interior estará presente nos principais polos de animação, mostrando os bastidores, entrevistas exclusivas, grandes shows, atrações culturais e tudo o que movimenta uma das maiores festas populares do Brasil.


O apoio do Grupo Educacional São Domingos e da Escola Harmonia demonstra que investir na cultura também é investir na valorização das tradições, no fortalecimento da identidade nordestina e na aproximação com a comunidade. A toda equipe do Grupo Educacional São Domingos e da Escola Harmonia, o nosso agradecimento pela confiança e por fazer parte deste grande projeto que celebra a cultura, a educação e o orgulho de ser nordestino.


**São João do Alerta Interior 2026: tradição, cultura e informação caminhando juntas.**


CIDADE DE EXU É BENEFICIADA COM CARRO 0KM; PARCERIA ENTRE GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL SEGUE TRAZENDO AVANÇOS PARA A POPULAÇÃO


 
A cidade de Exu, no Sertão de Pernambuco, foi contemplada com um novo veículo 0km, reforçando a frota disponível para os serviços públicos e ampliando a capacidade de atendimento à população. A conquista é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, que vêm unindo esforços para garantir mais investimentos e melhorias para o município. A entrega do veículo representa mais um importante passo para fortalecer as ações desenvolvidas pela gestão pública, proporcionando mais mobilidade, segurança e eficiência no atendimento das demandas da população. Com o novo automóvel, o setor beneficiado poderá ampliar seus serviços, oferecendo um atendimento mais rápido e de maior qualidade aos moradores da cidade e da zona rural.


A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que têm sido realizadas em diversas regiões de Pernambuco com o objetivo de modernizar a estrutura dos municípios e garantir melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população. A renovação da frota é considerada fundamental para que os serviços públicos possam chegar de forma mais eficiente a quem necessita. A parceria entre os governos municipal e estadual tem sido apontada como um dos fatores que contribuem para a chegada de novos investimentos em Exu. Nos últimos anos, o município tem recebido importantes ações voltadas para áreas como infraestrutura, assistência social, saúde, educação e desenvolvimento urbano, fortalecendo o atendimento à população e promovendo melhorias na qualidade de vida dos moradores.


Para a gestão municipal, a chegada do veículo representa mais uma conquista importante para o município. O investimento demonstra o compromisso das administrações em buscar recursos e parcerias capazes de gerar benefícios concretos para a população, especialmente para aqueles que dependem diariamente dos serviços públicos. Moradores da cidade comemoraram a novidade, destacando a importância de investimentos que fortalecem a estrutura do município. A expectativa é que o novo veículo contribua diretamente para agilizar atendimentos, facilitar deslocamentos e oferecer melhores condições para a execução das atividades desenvolvidas pelo setor contemplado. A entrega também reforça a importância da cooperação entre os diferentes níveis de governo. Quando município e estado trabalham em conjunto, os resultados chegam de forma mais rápida à população, permitindo que novos projetos e investimentos sejam realizados em benefício da comunidade.

Zeca encerra primeiro fim de semana do São João de Arcoverde com grande público, forró e piseiro


 


O primeiro fim de semana do Melhor São João do Nordeste foi encerrado em grande estilo na noite deste domingo (14), em Arcoverde. O prefeito Zeca Cavalcanti e a primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, acompanharam a programação que reuniu milhares de pessoas no Pátio Multicultural, consolidando o sucesso dos primeiros dias da festa. A noite foi marcada por muito forró, piseiro e animação com apresentações de PV Calado, Junior e Jorge e Lipe Lucena, artistas que fizeram o público cantar e dançar até o encerramento da programação. Ao avaliar o primeiro fim de semana do evento, Zeca destacou o grande público e os impactos positivos gerados pela festa para o município. A Começamos o São João em alto estilo, com grande público neste final de semana que abre as portas para o Melhor São João do Nordeste. Muita participação, alegria, música e segurança que comprovam a força da nossa terra e da nossa gente. É um evento que fomenta a economia, gera renda, emprego e oportunidades. Ainda tem muito pela frente”, afirmou o prefeito.


A programação teve início com o cantor PV Calado, um dos novos nomes do forró pernambucano. Nascido no Recife e radicado em Caruaru, o artista levou ao palco um repertório repleto de clássicos e sucessos atuais do gênero. Na sequência, a dupla Junior e Jorge manteve o ritmo da festa com hits conhecidos do público, reforçando a mistura entre forró tradicional e piseiro. Fechando a noite, Lipe Lucena colocou o público para cantar e dançar ao som de sucessos que exaltam a cultura da vaquejada e o universo nordestino. Após duas noites de shows no palco principal, a programação do São João de Arcoverde abre espaço nesta segunda-feira (15) para uma das manifestações culturais mais tradicionais do período junino. Apartir das 17h, o Ginásio do SESC Arcoverde recebe o Festival de Quadrilhas Juninas, reunindo grupos de diversas cidades do Sertão e de outras regiões de Pernambuco. O evento é um dos momentos mais aguardados da programação e promete valorizar a tradição, a criatividade e o talento dos quadrilheiros. Foto: PC Cavalcantic

JÚNIOR E JORGE, PV CALADO E LIPE LUCENA ANIMAM A SEGUNDA NOITE DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE 2026


 O São João de Arcoverde 2026 segue movimentando a cidade e promete mais uma noite de muita animação nesta segunda-feira. A programação reúne os artistas Júnior e Jorge, PV Calado e Lipe Lucena, que sobem ao palco para levar música, alegria e muito forró ao público que prestigia uma das maiores festas juninas de Pernambuco. Após uma abertura marcada por grandes atrações e grande participação popular, a expectativa é de que milhares de pessoas compareçam novamente ao polo principal para aproveitar a diversidade musical e o clima festivo que toma conta da cidade durante o período junino.

Além dos shows, o evento continua fortalecendo a economia local, movimentando o comércio, a rede hoteleira e os vendedores ambulantes, consolidando Arcoverde como um dos principais destinos do São João no interior pernambucano. A organização reforça a importância de que os participantes aproveitem a festa com responsabilidade, respeitando as orientações de segurança para garantir uma celebração tranquila para todos.

O Alerta Interior Pernambuco acompanha toda a cobertura do São João de Arcoverde 2026 e traz as principais informações dos festejos juninos na região. A segunda noite do São João de Arcoverde promete reunir famílias, turistas e forrozeiros de diversas cidades da região, que escolhem o município para viver a tradição junina em um ambiente de cultura, música e muita diversão. A expectativa é de um grande público no Pátio de Eventos, que vem recebendo uma estrutura preparada para garantir conforto e segurança aos visitantes.

Júnior e Jorge chegam com um repertório repleto de sucessos para animar o público, enquanto PV Calado promete colocar todos para dançar com muita energia no palco. Fechando a programação da noite, Lipe Lucena traz seu estilo marcante para manter o clima de festa até os últimos momentos do evento. O São João de Arcoverde 2026 segue se destacando pela valorização da cultura nordestina, pela organização e pela presença de atrações que agradam diferentes públicos. Durante todo o período junino, a cidade se transforma em um grande palco de celebração, fortalecendo suas tradições e atraindo visitantes de várias partes de Pernambuco e de outros estados.

Alerta Interior Pernambuco continua acompanhando de perto toda a movimentação dos festejos, trazendo informações, fotos, vídeos e os principais destaques do maior São João do interior pernambucano. 🎶🌽🔥

Concurso de culinária junina: aprenda a fazer um delicioso creme de milho


 A TV Grande Rio está realizando mais uma edição do Concurso de Culinária Junina. Ao longo do mês, o público vai conhecer 21 receitas da competição no GR1 e no g1 Petrolina. 

A quinta receita da série é o Creme de Milho Junino, feito pela participante Fátima Nunes. O prato é uma opção para as festas juninas.


Ingredientes

  • 2 latas de milho verde
  • 2 litros de leite
  • Meia xícara de bacon
  • 100g de calabresa defumada
  • Trezentos gramas de frango em cubos
  • 1 cebola
  • 100g de queijo muçarela 
  • Sal, pimenta e páprica defumada a gosto
  • Azeite

O preparo começa no liquidificador: bata o milho e o leite por 3 minutos, até virar um creme e para ficar bem lisinho; passe na peneira e depois reserve. 

Em uma panela coloque o azeite, o bacon, a calabresa e a cebola, frite até dourar. Na mesma panela, coloque o frango e os temperos secos. Depois, com todos os ingredientes bem misturados, acrescente o creme de milho. 

Na hora de servir, decore com queijo ralado e cheiro verde. Esse detalhe faz toda a diferença.


Neoenergia oferece 54 vagas gratuitas em curso de eletricista; Saiba como se inscrever

(INSCRIÇÕES NO STORY @ALERTAINTERIORPE)
 
A Neoenergia abriu inscrições para a Escola de Eletricistas emPernambuco. A empresa oferece 54 vagas gratuitas em duas turmas, sendo uma em Garanhunse outra em Serra Talhada. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de junho por meio deste link. Homens e mulheres com mais de 18 anos podem participar da seleção. Os candidatos precisam ter ensino médio completo e carteira nacional de habilitação definitiva nas categorias B, C ou D.  A Neoenergia realiza o programa em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa tem o objetivo de ampliar a qualificação profissional e criar oportunidades de ingresso no setor elétrico.


O curso tem carga horária de 540 horas. Os alunos terão 164 horas de aulas online e participarão de atividades presenciais com práticas em campo. 

A formação tem duração de seis meses e garante auxílio-transporte aos participantes. Os alunos receberão certificação profissional ao concluir o curso. A Neoenergia também incluirá os participantes no banco de talentos da companhia para futuras oportunidades de trabalho.   A Escola de Eletricistas já formou 1.990 profissionais em Pernambuco desde a criação do programa. A Neoenergia contratou 1.660 desses profissionais, incluindo 253 mulheres.  A Neoenergia busca ampliar a diversidade no setor elétrico por meio da iniciativa. A empresa destaca que o programa incentiva a participação feminina em uma área tradicionalmente ocupada por homens.

Prefeitura de EXU, PM, Bombeiros e Conselho Tutelar se comprometem a garantir organização e segurança


 Com o objetivo de garantir a organização e a segurança do “São João do Gonzagão 2026”, que ocorrerá no sábado (6), na Praça de Eventos Francisco de Miranda Parente, a Prefeitura de Exu, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), comprometendo-se a garantir organização e segurança.

A Prefeitura de Exu se compromete a assegurar a disponibilidade contínua de uma ambulância e a instalação de banheiros químicos em número suficiente para a demanda do evento, como também a encerrar as festividades às 4h do dia seguinte, com a realização da limpeza e o término da venda de bebidas junto ao seu fim. Caberá ao município garantir que o comércio seja apenas nas áreas delimitadas e em recipientes descartáveis, ficando responsável por distribuir vasilhames e copos de plástico em postos da Polícia Militar e da Prefeitura.

A gestão municipal irá promover ampla divulgação do TAC, nas rádios locais, redes sociais e sistema de som oficial do evento. O conteúdo deverá abordar campanhas de conscientização de trânsito e Lei Seca,  além da proibição de aparelhos sonoros particulares, da comercialização em recipientes de vidro e da venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. 

Por sua vez, o Corpo de Bombeiros, junto ao município, deverá providenciar o laudo de vistoria prévia contra incêndios e apresentar as devidas Anotações de Responsabilidade Técnicas das estruturas, aterramento e parte elétrica. Sistemas de segurança como extintores e saídas de emergência devem ser instalados em até 24h antes do início do evento. 

Em conjunto com a prefeitura, o Conselho Tutelar deverá promover medidas preventivas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, especialmente quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, colocando nos arredores do evento cartazes sobre a proibição da venda de bebidas para menores de idade.

Ademais, a Polícia Militar ficará responsável por disponibilizar a estrutura operacional necessária para a segurança pública do festival e auxiliar os fiscais municipais no cumprimento do horário das festividades, encerrando as apresentações musicais às 3h30. Mesmo após o fim dos shows, os agentes deverão prestar a segurança necessária no pátio de eventos e nos principais pontos de dispersão. 

MPPE recomenda a adoção de critérios rigorosos de economicidade nos gastos públicos com os festejos juninos


Para garantir a economicidade, transparência e responsabilidade fiscal nas contratações artísticas, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível local, recomendou ao prefeito de Ipojuca que adote critérios mais rigorosos de moderação e economicidade com os gastos públicos nos festejos juninos e demais eventos de 2026.
Dessa forma, foi recomendada a adoção de parâmetros objetivos para a definição dos cachês de artistas, com base na média dos contratos realizados em Pernambuco entre maio e julho de 2025, corrigidos pela inflação. Caso não haja dados suficientes nesse período, a gestão municipal deverá ampliar a pesquisa para os 12 meses anteriores, utilizando bases oficiais como o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e os Portais de Transparência.

Uma das recomendações centrais é o alerta para contratações consideradas de "alta materialidade", ou seja, aquelas que ultrapassem o valor de R$ 600 mil. Nesses casos, o MPPE recomenda instrução processual detalhada, com justificativas robustas que comprovem a compatibilidade com os preços de mercado e a real necessidade da despesa, evitando riscos ao erário. Nas contratações de grande valor, a Prefeitura de Ipojuca deve comprovar capacidade financeira, por meio de relatórios fiscais atualizados, demonstrativos de disponibilidade de caixa e declaração de que os gastos não comprometerão serviços públicos essenciais nem ocorrerão em cenário de calamidade ou atraso salarial do funcionalismo.
A 2ª Promotoria de Justiça Cível de Ipojuca recomendou ainda que o total das despesas com festividades em 2026 não ultrapasse o montante gasto em 2025, permitindo-se apenas a reposição inflacionária com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A medida visa conter o crescimento de gastos discricionários e assegurar uma gestão equilibrada dos recursos públicos.

O MPPE ressalta que a recomendação não retira a autonomia do gestor municipal para definir políticas culturais, mas destaca a necessidade de que as decisões estejam alinhadas aos princípios constitucionais da administração pública, como legalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A Prefeitura de Ipojuca terá prazo de 10 dias úteis para informar se acatará as medidas recomendadas, devendo apresentar documentos e cronogramas que comprovem a adequação às orientações do Ministério Público.

Mais informações e detalhes, a recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Eduardo Leal dos Santos, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE de 02 de junho de 2026.

 

Caminhada do Forró é destaque da programação deste domingo (21) no São João de Arcoverde

O São João de Arcoverde 2026 vive mais um dia de celebração da cultura nordestina neste domingo (21), com atrações distribuídas em diversos ...